quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Ai WeiWei

Ele continua a ser um dos artistas contemporâneos mais aclamados do mundo, o chines acredita acima de tudo em uma expressão artística pura, verdadeira, não grande e gratuita, mas como um choque cultural.
Aos 24 anos Ai Weiwei se mudou para NY com apenas 30 dólares no bolso e sem saber falar nada da língua nativa, logo ele ingressou em uma escola de arte, nesse período Weiwei chegou a falar para seus colegas que em dez anos seria o novo Picasso, e sem um pingo de medo de parece pretensioso.
Em 2011 ele foi eleito pela Time como a pessoa mais influente do mundo, mas o que deu mais visibilidade foi o seu sumiço de 81 dias, quando foi preso em Pequim, quando tentava embarcar para Hong Kong.
Nesse ínterim o mundo começou a se perguntar onde ele estaria, e exposições mundo afora com obras de Weiwei foram abertas, movimentos para a libertação do artista também.
Num ato de desespero a china disse que Weiwei havia sido preso por sonegar 2,4 milhões de impostos ao pais, e numa jogada de mestre o mundo se mobilizou e pagou 1,3 milhões para o artista ser solto.

Dropping a Han Dynasty Urn, 1995
 Weiwei se posicionou de frente a uma câmera segurando uma urna da dinastia Han e a soltou, imortalizando o momento em 3 atos e 3 fotos, para os fetichista da cultura, o ato do mesmo é um crime, para os artistas uma afronta as tradições muitas vezes perversas.

Template, 2007
São 1001 portas e janelas de casa destruídas das dinastias Ming e Quing (1368-1911), a instalação foi exibida no Documenta de Kassel, na Alemanha, a obra é uma critica a especulação imobiliária na china, onde casas milenares são destruídas para a construção de novos prédios.
Weiwei chegou a afirmar que não estava totalmente satisfeito com sua nova obra, sem saber o motivo, uma forte tempestade na pequena cidade Alemã, "devastou" sua obra, o que era um empilhado de portas e janelas, se tornou um amontoado de madeira e vidro, Weiwei disse apenas: Melhorou. O ocorrido fez o preço da obra dobrar depois da tempestade.

Fairytale Peoples, 2007
E uma obra grandiosa e genial, Weiwei recrutou 1001 Chineses  que nunca haviam saído de seu pais ou andado de avião  e os enviaram para Kassel, na Alemanha.
Ele não precisavam fazer nada, apenas se divertir, conhecer pessoas, como ele escolheu as pessoas? Quanto mais comum melhor; Essa foi a maior obra apresentada no Documenta, que é conhecido por acomodar obras megalomaníacas contemporâneas.

Tree #11, 2009-2010
Essa obra é uma 'montagem' de uma arvore de 5 metros, feito com pedaços de outras arvores recolhidos nas montanhas ao sul da china, uma região devastada pela exploração econômica, é uma de suas obras que sou apaixonado também.
The Unilever Series: Ai Weiwei Sunflower Seeds, 2010-2011, na Tate Modern
Kui Hua zi é certamente uma das obras mais incríveis e influentes do artista chines, que traduzida para português significa: semente de girassol, de fato as 100 milhões de sementes são idênticas as de girassol, pura impressão visual.
Na verdade são simulacros feitos de porcelana e pintados a mão, um material feito na china a mais de 1.200 anos.
As sementes falsas foram produzidas em Jingdezhen a cidade da porcelana, que fica a mil quilômetros de Pequim, é conhecida por ter feito a porcelana dos imperadores chineses.
Foi o suficiente para fazer Weiwei visitar a cidade por seis anos, até achar uma maneira de aplicar a técnica numa linguagem contemporânea; Numa das muitas imagens pintadas de Mao Tsé-Tung sempre havia um girassol a sua frente, eis que surgiu a ideia das Kui Hua Zi, 1.400 moradores de Jingdezhen trabalharam por quatro anos para concluir o trabalho, nas primeiras semanas de exposição era possível caminhar sobre as sementes e alguns visitantes levavam alguns grãos de recordação, isso fez a obra se espalhar pelo mundo, recentemente 100 quilos de sementes foram vendidos por 350 mil libras no leilão de artes do Sotheby's, no Ebay é possível encontrar grãos 'roubados' por 4.99 dólares a unidade, essa é a minha obra favorita de Ai Weiwei, poderia ter passado horas andando sobre os grãos, é impressionante como uma obra tão grandiosa pode atingir a grande massa sem perder o sentido, eu ainda vou arrematar algumas sementes.

Alguns dias atras em seu instagram, encontrei uma imagem bem instigante que remete a sua obra Dropping a Han Dynasty Urn, 1995, seria um novo trabalho?

Nenhum comentário: