domingo, setembro 21, 2008

PELO MENOS UM DIA PARA LEMBRAR NOSSAS ÀRVORES

21 de setembro de 2008, DIA DA ÁRVORE. hoje mais do que os outros 364 dias do ano, é uma data a ser lembrada por tamanha a importância deste ser vivo tão fascinante, que é ignorado por tanta gente.

Tendo em vista a violência que este ser vivo vem sofrendo ao longo de décadas peço que você pare um instante e venha conhecer um pouco do nosso exótico bioma, o cerrado e o seu carma!
O cerrado é composto por uma vegetação baixa, com troncos retorcidos e cobertos com casca grossa, possui um clima tropical semi-úmido, o solo é pobre de nutrientes e ácido sendo considerado por algumas autoridades inútil a sua preservação. Estes ignoram que o cerrado é considerado a mais rica savana do mundo, com uma diversidade enorme de plantas e animais que representam 5% dos animais e plantas de todo o planeta e de guardar as nascentes dos principais rios da Amazônia, do Prata e do São Francisco.
À algum tempo esse bioma exótico é desmatado para fins agropecuários e para a agricultura, atualmente com o plantio de soja. Por causa destas práticas o cerrado já teve cerca de 57% dos seus 204 milhões de hectares destruídos. A taxa atual de desmatamentos chega a 1,5% ao ano. Segundo estudiosos no ritmo em que se encontra os desmatamentos em 2030 o cerrado poderá estar totalmente extinto.

Com o avanço da cultura da soja foi desmatado grandes áreas sem um estudo ou planejamento, isso ainda continua no estado do Tocantins, Goiás e Minas Gerais o mais devastado ,outro grande problema é a pecuária que ocupa grandes áreas e não preservam nem a mata ciliar e promovem queimadas para melhorar a pastagem na época da seca que piora ainda mais a situação.



Eu kim Espíndola agradeço a sua atenção e deixo uma questão nada inusitante para você mas muito importante para nossa aniversariante....
O que Eu e Você temos feito para melhorar a vivência destes seres vivos?


referências:
imagens- GOOGLE

Nenhum comentário: